PROJETO DE LEITURA
Professores cursistas: Maria Margareth F. Barbosa
Jucilene Rocha Almeida.
TEMA: VIAJANDO NA LEITURA
Público alvo: Alunos da escola Municipal José Carlos de Lima, do 1º ao 4º ano do ensino fundamental.
Justificativa: Visando possibilitar e instigar o aluno para a prática da leitura, tão necessária para a formação intelectual e cultural do individuo, o presente projeto pretende oferecer subsídios para que o professor leve seus alunos a desenvolver o importante hábito pela leitura e que leia com domínio os diferentes gêneros e compreenda a leitura em seus diversos objetivos, a fim de que conheçam os diferentes objetivos de leitura e tenham um maior acesso à diferentes portadores de texto, especialmente, o literário.
Objetivos: Os objetivos deste projeto são abrangentes e pretendem atingir os diferentes níveis de leitores. Espera-se:
- Despertar e incentivar o interesse pela leitura.
Objetivos: Os objetivos deste projeto são abrangentes e pretendem atingir os diferentes níveis de leitores. Espera-se:
- Despertar e incentivar o interesse pela leitura.
- Descobrir o prazer da leitura e compreender que a leitura é uma fonte rica de conhecimentos que amplia a visão de mundo;
- Facilitar o acesso do aluno aos diferentes portadores de textos.
- Aproximar o aluno do universo escrito e dos portadores de escrita para que possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que irá ler.
- Enriquecer o vocabulário.
-Desenvolver as habilidades lingüísticas: falar, escutar, ler e escrever.
- Compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido, segundo suas vivências, ampliando sua visão de mundo.
- Auxiliar o aluno no processo de constituição da sua identidade e na formação de valores próprios.
-Trabalhar a leitura com diferentes objetivos: busca de informação, de prazer, para se comunicar.
- Contribuir para formação de leitores autônomos e competentes.
- Propor atividades em que os alunos tenham que perguntar, prever, recapitular, opinar, resumir, comparar opiniões, confrontar...
Duração: 2 meses
Estratégias:
•-Definição dos direitos e deveres do leitor;
• Criação e organização de um cantinho de leitura;
• Leitura em grupo, em sala de aula;
- Facilitar o acesso do aluno aos diferentes portadores de textos.
- Aproximar o aluno do universo escrito e dos portadores de escrita para que possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que irá ler.
- Enriquecer o vocabulário.
-Desenvolver as habilidades lingüísticas: falar, escutar, ler e escrever.
- Compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido, segundo suas vivências, ampliando sua visão de mundo.
- Auxiliar o aluno no processo de constituição da sua identidade e na formação de valores próprios.
-Trabalhar a leitura com diferentes objetivos: busca de informação, de prazer, para se comunicar.
- Contribuir para formação de leitores autônomos e competentes.
- Propor atividades em que os alunos tenham que perguntar, prever, recapitular, opinar, resumir, comparar opiniões, confrontar...
Duração: 2 meses
Estratégias:
•-Definição dos direitos e deveres do leitor;
• Criação e organização de um cantinho de leitura;
• Leitura em grupo, em sala de aula;
• Leitura dramatizada de capítulos de um livro ou um texto;
• Produção de cartas para um amigo incentivando a leitura;
• Produção de murais para divulgação dos livros lidos pelos alunos (Propaganda da leitura);
• Leituras de gêneros como: contos, causos, poemas, romances, jornais, revistas, história em quadrinhos e outros;
• Pesquisa de bibliografias de autores da Literatura Brasileira;
• Empréstimo de livros da Sala de Leitura;
• Roda de Leituras;
• Propaganda da Leitura (atividade oral para o aluno expor sobre a obra que leu e recomendar ou não sua leitura aos colegas);
• Teatro de fantoches;
• Leitura Dramatizada;
• Leitura compartilhada (feita pela professora e pelo aluno);
• Formação de alunos leitores;
• Contação de histórias;
• Produção de cartas para um amigo incentivando a leitura;
• Produção de murais para divulgação dos livros lidos pelos alunos (Propaganda da leitura);
• Leituras de gêneros como: contos, causos, poemas, romances, jornais, revistas, história em quadrinhos e outros;
• Pesquisa de bibliografias de autores da Literatura Brasileira;
• Empréstimo de livros da Sala de Leitura;
• Roda de Leituras;
• Propaganda da Leitura (atividade oral para o aluno expor sobre a obra que leu e recomendar ou não sua leitura aos colegas);
• Teatro de fantoches;
• Leitura Dramatizada;
• Leitura compartilhada (feita pela professora e pelo aluno);
• Formação de alunos leitores;
• Contação de histórias;
• Hora do conto, Hora da Lenda, Momento da Poesia e outros (alunos visitarão outras turmas para fazer leituras);
• Monitoramento da leitura bimestral;
Recursos Didáticos:
• Monitoramento da leitura bimestral;
Recursos Didáticos:
-Livros de gêneros variados da literatura infantil, e ou infanto-juvenil;
-Internet;
-Jornais;
-Revistas;
-Internet;
-Jornais;
-Revistas;
-Som
-DVD
Desenvolvimento:
-Criação de murais;
-Formação de Grupo de Contadores de História;
-Produção recontos de autoria dos alunos;
-Coletânea de causos.
-Criação de Fichas de leitura.
Avaliação:
Será realizada a avaliação da leitura do aluno pela professora, que estabelecerá critérios e os divulgará aos alunos; a fim de monitorar, principalmente, os avanços e os resultados do projeto.
-Formação de Grupo de Contadores de História;
-Produção recontos de autoria dos alunos;
-Coletânea de causos.
-Criação de Fichas de leitura.
Avaliação:
Será realizada a avaliação da leitura do aluno pela professora, que estabelecerá critérios e os divulgará aos alunos; a fim de monitorar, principalmente, os avanços e os resultados do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário