Curriculo e o processo de integração de tecnologias
E-proinfo
Cursistas:
Juscilene Rocha
Maria Margareth F.
Barbosa
Conceito
de currículo e o processo de integração de
tecnologia
A
experiência com recursos tecnológicos na sala de aula e o trabalho através de
projetos torna as aulas mais produtivas e significativas para o aluno e
auxilia o professor alcançar os
objetivos propostos. Com o uso de
recursos como data show, é possível trabalhar de maneira muito eficiente o
conteúdo através daquilo de que a escola dispõe. Seja um microfone, um pequeno
microssistem, uma TV com DVD ou até mesmo um
retroprojetor.
Sabemos
que o currículo de uma escola vai além do espaço da sala de aula,vai além do
conteúdos relacionados para as séries, pois qualquer ambiente pode ser usado
para adquirir ou construir conhecimento e também a socialização para que se
forme pessoas cidadãs. Currículo
pode ser definido como “um instrumento que deve levar em conta as diversas
possibilidades de aprendizagem. O
currículo é um processo dialético que se constitui na própria ação com o uso de
tecnologias como construção social, política e histórica.
A
integração currículo e tecnológica no contexto escolar e no desenvolvimento do
currículo deve se dar por meio de elaboração de projetos o que além de tornar a
aprendizagem mais real e significativa, tem como característica fundamental a
flexibilidade de planejamento. Sendo assim, o trabalho com projetos propicia a
integração das tecnologias ao desenvolvimento do currículo, mas ele precisa ser
construído com a participação de todos os atores do processo educativo
Nenhum comentário:
Postar um comentário